Eventos

...

O Infantil: suas múltiplas dimensões

 Evento preparatório para o 52º Congresso da IPA 

Na psicanálise, infância e infantil remetem a estruturas conceituais diversas. Enquanto a infância refere-se a um tempo da realidade histórica; o infantil é atemporal.
É importante lembrar que essa compreensão do infantil tem uma ressonância fundamental no trabalho analítico. 
Nesse encontro, serão apresentados vários vértices do infantil: dos conceitos inicialmente elaborados por Freud às expansões da psicanálise contemporânea. 

Data: 25 de maio de 2021
horário: das 9h30 às 13h
On-line (plataforma Zoom)

Inscrições:

de 20/04/21 a 20/05/21

Profissional: 130,00
Estudantes:    60,00
M. Febrapsi:   90,00

Obs.: 
1- Não serão aceitas inscrições após essa data.
2- Estudantes devem anexar comprovante de matrícula referente ao ano de 2021



...

Vínculos


Nesse ano de 2021, a Diretoria Científica do GEP Rio Preto e Região em parceria com a Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), realizou um debate a respeito das relações humanas e dos vínculos que cada indivíduo realiza com o próprio universo mental.

Há 100 anos, Freud publicou um importante artigo intitulado Psicologia das Massas e Análise do Eu,  ampliando os caminhos para a reflexão sobre o processo de identificação e o comportamento de rebanho, entre outros temas. 

Nesse evento, o GEP recebeu eminentes psicanalistas brasileiros para conversar sobre essas questões que se apresentam tão atuais nos consultórios e no mundo. 






...

Os Ombros suportam o mundo? Drummond na casa de Freud

Um dos maiores nomes da poesia brasileira, Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro nascido em Itabira, Minas Gerais, atravessou boa parte do século XX produzindo poesias, crônicas para jornais e marcou todas a gerações posteriores da literatura no Brasil. 

É sobre esse grande nome da literatura brasileira que o GEP Rio Preto e Região promoveu uma conversa entre o poeta Tarso de Melo e a psicanalista Vanessa Figueiredo Corrêa.