Formação Psicanalítica

O Instituto de Psicanálise é uma área recém-criada pelo GEP Rio Preto e Região, que se destina à formação psicanalítica, com o ensino da psicanálise, de acordo com os critérios da Associação Psicanalítica Internacional (IPA)¹, criada por Freud, em 1910. Esses critérios são atualizados continuamente por psicanalistas responsáveis pelos cuidados com a formação. O primeiro Instituto de Psicanálise foi criado em Berlim, em 1920, com a preocupação com os riscos de distorção a que a psicanálise estaria sujeita e, assim, para se manter a fidelidade aos seus princípios básicos para a realização e transmissão do pensamento psicanalítico.

A importância de um Instituto dentro de nosso grupo psicanalítico é que com o ensino da psicanálise se formarão psicanalistas, os quais serão os futuros membros deste grupo, responsáveis pela preservação da psicanálise,  de sua teoria, de seu método e de sua técnica, dentro dos padrões de excelência.

Por esta razão, o Instituto tem sua importância central num grupo de psicanálise, bem como para a psicanálise no seu sentido mais amplo, como prática clínica, conhecimento e cultura, pois é ele que zela pela preparação e capacitação dos futuros psicanalistas. O Instituto mantém uma comissão de ensino permanente que cuida da tradição da formação e de sua atualização, de acordo com as demandas clínicas atuais e as transformações sociais.

 

Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini
Diretora do Instituto de Psicanálise

www.ipa.world


www.ipa.world

...

A formação psicanalítica, de acordo com os padrões da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e com os critérios do Instituto de Psicanálise do GEP Rio Preto e Região, inicia-se com a seleção de postulantes à formação de psicanálise.

Terminada a fase de seleção e o pretendente escolhido nesse processo, o postulante passa a ser denominado Candidato à formação no Instituto de Psicanálise do GEP Rio Preto e Região e dá-se início a formação.

A formação compreende aspectos subjetivos e objetivos, em que o Candidato é acompanhado e avaliado nos seguintes aspectos:

Subjetivos:

Desde o interesse do Candidato pelas áreas do conhecimento objetivo da formação até e, sobretudo, a disposição e curiosidade pela sua própria vida mental.

O conjunto composto por análise pessoal, supervisões e seminários teóricos e clínicos oferece ao membro em formação terreno propício para o amadurecimento de aspectos mais primitivos de sua personalidade. A constante e frequente imersão em seu psiquismo, acompanhado por profissionais que passaram por longos anos por esse processo, tem por base instrumentalizar o candidato a desenvolver uma ampla capacidade para lidar com o universo do seu próprio mundo mental, consequentemente auferindo-lhe uma dimensão ética para lidar com a vida mental de seus pacientes e para o desenvolvimento das relações sociais em que vivemos.

Aspectos Objetivos:

A formação no Instituto de Psicanálise é composta por:

1. Análise Pessoal:

Acompanhado por um analista com funções didáticas, membro do GEP Rio Preto e Região, com frequência de no mínimo 5 (cinco) anos e composta por não menos que 4 (quatro) sessões semanais.

Em seu primeiro ano, o analista em formação, terá o compromisso com sua análise pessoal. No fim desse primeiro ano, fará novas entrevistas, para dar sequência em sua formação e iniciar os seminários teóricos.

2. Seminários Teóricos:

Os seminários teóricos são aulas semanais com duração de 4 (quatro) anos, com frequência semanal, por meio do qual o Candidato fará contato com autores clássicos e contemporâneos, incluindo seminários sobre técnica.

Os seminários teóricos visam desenvolver em seus membros uma visão ampla de autores fundamentais para a compreensão do pensamento psicanalítico, assim como relacionar e diferenciar a episteme de cada um desses autores.

Todos os seminários teóricos são coordenados por membros efetivos do GEP Rio Preto e Região, apenas os seminários sobre técnica serão coordenados por membros efetivos com funções didáticas.

3. Seminários Clínicos:

Uma vez concluídos os seminários sobre técnica psicanalítica, o candidato está liberado para iniciar sua participação nos seminários clínicos, que são experiências vivas da clínica e com encontros semanais. Esses seminários têm a função de estimular a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento psicanalítico criativo, reflexivo e crítico.

Com alguma frequência, ocorrerão seminários clínicos com analistas de outras sociedades de psicanálise.

4. Supervisões Clínicas:

Nesse mesmo período iniciam-se as supervisões clínicas, nas quais o candidato em formação terá a oportunidade para desenvolver a observação e o pensamento clínico psicanalítico. Estas, também realizadas com analistas didatas membros do GEP, que não sejam seus próprios analistas.

Duas supervisões fazem parte da formação:

O Candidato deverá apresentar dois casos de pacientes com frequência de 4 (quatro) sessões semanais, cada uma.

Cada supervisão com duração de (80) oitenta horas, com frequência semanal, totalizando dois anos por supervisão.

Finalizada a primeira supervisão, o Candidato deverá apresentar por meio de um trabalho escrito sua experiência supervisionada, relacionando-a com as teorias psicanalíticas. Essa é a fase na qual o formando terá a oportunidade para o desenvolvimento da narrativa psicanalítica. Integrando a experiência clínica com o conhecimento teórico.

Esse relatório é avaliado por uma banca que, uma vez aprovando o relatório, autoriza o ingresso na segunda supervisão que seguirá as mesmas regras que a primeira supervisão. Após o parecer da banca, o Candidato está autorizado a apresentar seu relatório aos seus colegas em formação.

5. Passagem para Membro Associado do GEP - Rio Preto e Região.

Aprovado nas duas supervisões e na avaliação geral de seu aproveitamento pela comissão de ensino, o Candidato ingressará como Membro Associado do GEP Rio Preto e Região, onde terá oportunidade de continuar seu desenvolvimento pessoal e científico.

Como Membro do GEP, o Membro Associado passa a participar das comissões e atribuições institucionais, além de continuar seu desenvolvimento como psicanalista por meio de reuniões científicas, apresentações de trabalhos e representando o GEP em Congressos Nacionais e Internacionais.

Tornar-se um Psicanalista, Membro Associado ao GEP, em conformidade com os padrões estabelecidos pela Associação Psicanalítica Internacional, não é apenas uma formação teórico - clínica que capacita seus analistas ao bom exercício de suas funções. Nossa formação é fortemente atrelada à experiência pessoal, transformadora, pelo aprofundamento de sua análise pessoal (análise didática) que lhe possibilitará realizar todo aquele conhecimento teórico-clínico oferecido nas outras instâncias (seminários) da formação. Portanto, uma formação que integra o ser e o conhecer em compromisso ético com a vida psíquica e de relação com o outro. É compromisso e preservação com o pensar e com a verdade.

www.ipa.world

Edital de seleção para Formação em Psicanálise do

Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

O Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região CNPJ 32.112.261/0001-90, entidade filiada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e federada à Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), vem comunicar aos interessados que as inscrições, para o exame de seleção para ocuparem vagas à formação de psicanalistas, pelo seu Instituto de Psicanálise, estarão abertas do dia 26 de outubro a 27 de novembro de 2020.

A inscrição é facultada a médicos e psicólogos graduados há pelo menos 04 (quatro) anos e será realizada neste site.

Os documentos exigidos para a inscrição são os seguintes:

1. Curriculum Vitae atualizado, em formato pdf;

2. Autobiografia do candidato, especificando os motivos que o levaram a optar pela formação psicanalítica, em formato pdf;

3. Cópia autenticada do registro no Conselho Regional Profissional, em formato pdf;

4. Fotografia “3x4” recente;

5. Ficha de inscrição assinada (anexada nessa página).

Todos os documentos deverão ser preenchidos e enviados ao Instituto de Psicanálise (gepriopreto.instituto@gmail.com) do GEP Rio Preto e Região, dentro do período de 16/11/2020 a 27/11/2020.

O exame de seleção será dividido em duas fases:

A primeira consistirá na seleção dos inscritos por intermédio da análise dos Curriculum Vitae e autobiografias. O resultado desta primeira fase será divulgado em 18/12/2020.

Os selecionados passarão à segunda fase, que consistirá em entrevistas pessoais feita por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) membros do GEP São José do Rio Preto e Região, as quais deverão ser realizadas no período de 21/12/2020 a 15/01/2021. Os resultados serão divulgados em 22/01/2021.

Os selecionados deverão manifestar interesse na ocupação da vaga, para o e-mail do Instituto (gepriopreto.instituto@gmail.com), no período de 08/02/2021 a 11/02/2021.

Nenhuma fase do processo de seleção caberá recurso.

Taxas de Inscrição (pagamento via PagSeguro):

Primeira fase: R$ 600,00 (Seiscentos reais).

Segunda fase (somente para os selecionados na primeira fase): R$ 900,00 (Novecentos reais).

Inscrições e pagamentos de taxas deverão ser realizados somente pelo site do GEP São José do Rio Preto e Região.

Marly Terra Verdi
Presidente do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

O resultado desta primeira fase será divulgado em 18/12/2020.