História

Sigmund Freud, em 1910, criou a Associação Psicanalítica Internacional (IPA), com o intuito de acompanhar a formação dos novos psicanalistas dentro dos padrões éticos, teóricos e clínico que acreditava serem necessários para um psicanalista exercer sua função. Essa instituição tinha por finalidade abrigar, regular e acompanhar todas as instituições psicanalíticas oficiais no mundo.

Com o passar dos anos, Sociedades de Psicanálise foram criadas com o objetivo de levar o conhecimento e o legado da Psicanálise ao mundo. Atualmente existem 50 Sociedades de Psicanálise em vários países pelo mundo. No Brasil, somos 14 Sociedades e 4 grupos de estudos (último passo para se tornar uma Sociedade de Psicanálise).

O Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região foi formado da união de vários psicanalistas filiados à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.

Todos residentes no Noroeste Paulista e, devido a distância de nossas Sociedades de origem, desenvolvemos, por muitos anos, atividades de psicanálise abertas à comunidade, incentivando os profissionais: psicólogos e médicos, a buscarem formação nos grandes centros e Sociedades psicanalíticas habilitadas e licenciadas pela IPA.

Em 2016, reunimos vários desses polos psicanalíticos em Rio Preto, agregando 36 psicanalistas de Rio Preto e da Região do Noroeste Paulista. Entre nossos membros estão psicanalistas de: Araçatuba, Fernandópolis, Lins, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Em 2018, fomos aceitos como Grupo de Estudos da IPA e, a partir daí, iniciamos nosso percurso para, futuramente, nos tornarmos uma Sociedade de Psicanálise, com sede em São José do Rio Preto. Este é um percurso acompanhado pela IPA (International Psychoanalytical Association) e que segue rigorosamente os critérios por ela instituídos.

Estamos honrados e animados para esta tarefa que trará para o Noroeste do Estado uma formação que antes exigia de todos nós um largo percurso de vários anos de estudos em São Paulo ou em Ribeirão Preto. Atualmente, Campinas também conta com um Grupo de Estudos. Desta forma, somos a quarta instituição da IPA no Estado de São Paulo.

Convidados pela Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) – que congrega todas as Sociedades Brasileiras – em dezembro de 2018, passamos a fazer parte desta como uma das entidades federadas do Brasil. Estamos gratos por essa oportunidade, o que traz um reconhecimento de nossa presença na Psicanálise em território nacional.

Tudo isso tem como objetivo principal trazer ao interior de São Paulo o acesso ao que de mais significativo há no cenário nacional a respeito da nossa matéria de estudos que é a mente humana, observada em seu mais amplo sentido e profundidade.

A psicanálise sempre buscou, desde Freud até os nossos dias, estudar e compreender cientificamente o funcionamento da mente, do homem e da cultura; nosso desejo e esforços são de que as pessoas de São José do Rio Preto e Região possam se aproximar mais desse rico legado psicanalítico.