Textos

A importância da vida

Postagem:

...
Por MARLY TERRA VERDI
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Membro do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

Somos seres que sentimos profundamente e buscamos sempre um sentido de sermos quem somos. Vamos, desde nosso nascimento e por toda a vida, registrar o que vivemos em nossa memória e daí extraímos o nosso sentido de existir.


Tiramos, de todas as experiências, algo que significa nós mesmos e que será registrado nesse ser profundo, nossa verdadeira essência. Daí que, a cada etapa, sabemos nos reconhecer, desde bebês até a velhice, como um ser em continuidade.


Perder o sentido de existir é o mais trágico que nos pode acontecer. Por isso, nosso sentido de viver deve estar dentro de nós mesmos e não nas coisas, ou mesmo nas pessoas que nos cercam e que amamos.


Se colocarmos nosso sentido fora de nós mesmos, ao perdermos isso, sentiremos que nossa vida perde o sentido e isso nos colocará à mercê do que acontecer com essas situações ou pessoas.


O sentido de nossa vida está em estarmos vivos e não em nossos bens materiais, emprego e mesmo família. Dependemos de tudo isso para sermos felizes, mas não para estarmos vivos.


A vida sempre nos trará novas chances de felicidade, embora em alguns momentos esqueçamos disso.


Textos semelhantes por tag

Compartilhe com seus amigos e família

Textos Recentes