Textos

Ética e Psicanálise: Construção da Subjetividade

Postagem:

...
Por EDA MÁRCIA PALACIN PAGLIUSO
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Membro do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

É com alegria e em pleno clima de comemoração pela criação do Instituto de formação de psicanalistas do nosso GEP que a diretoria científica, em parceria com o conselho de ética, convida a todos para a palestra com o Dr. Altamirando Matos de Andrade - “A Ética na Mente do Analista”.
O conselho de ética do GEP, desde a sua implantação, vem realizando atividades de estudos e reflexões sobre os diversos e interessantes temas relacionados à ética e à psicanálise. Entendemos que o analista, genuinamente identificado com os fundamentos do método analítico, exercerá a sua função com uma qualidade de escuta, compreensão e respeito pela realidade psíquica do seu cliente e, dessa forma, o auxiliará no processo de construção da sua subjetividade.
Segundo Freud (1937) O processo analítico está fundado sobre o amor e o reconhecimento da verdade. Verdade psíquica é essencial para o funcionamento da mente e para diminuição da dor psíquica.
É através do olhar do outro que o desenvolvimento emocional se processa e, quando esse “espelhamento” não acontece, a vivência do caos impera estilhaçando o tecido psíquico.
Como psicanalistas, estamos amparados na nossa contínua qualificação e sabemos que um dos pilares de sustentação é o nosso desenvolvimento emocional e, portanto, o nosso desenvolvimento ético.

Textos semelhantes por tag

Compartilhe com seus amigos e família

Textos Recentes