Curso / Online
Clínica Atual II - (4 módulos)
Esse curso oferece uma reflexão sobre os fenômenos psíquicos que podem interferir no desenvolvimento Psicoemocional e, de que modo esses fenômenos se manifestam atualmente afetando nossa vida social, familiar, cultural e escolar, provocando danos e sofrimento psíquico.
Esse curso é destinado a psicólogos, médicos e estudantes dessas formações, credenciados em seus Conselhos Federais ou matriculados em universidades credenciadas.
Inscrições encerradas
Esse módulo será oferecido em duas aulas:
Dia 05/08/2021 - Das 18h30 às 20h
Dia 12/08/2021 - Das 18h30 às 20h
Neste módulo iremos conversar sobre as duas teorias de Freud sobre ansiedade , e caminhar em direção a teoria kleiniana. Posteriormente, discutiremos quando a ansiedade passa a ser um distúrbio.
Como profissionais, sempre dispostos à investigação e pesquisa psicanalíticas, aproximando cada vez mais das questões do humano e suas implicações afetivas, propomos, nesse módulo do curso, adentrar este universo, aquilo que contribuiu para a nossa constituição – a sexualidade – que, temerosamente, desde Freud, questionamos. Desde que Freud teve a valentia de expor tais questões, baseado no reconhecimento da sexualidade infantil, revelaram-se, esconderam-se e desacomodaram-se ideias ligadas ao difícil tema com seus recortes ligados às dificuldades a respeito de uma suposta “natureza” da sexualidade humana. Afinal, o que nos leva a pensar em uma sexualidade “normal - anormal”?
Nesse módulo, vou apresentar questões teórico-clínicas importantes para a compreensão dos transtornos alimentares que recebemos em nossos consultórios e que são responsáveis por grande sofrimento dos pacientes e de seus familiares.
Os transtornos alimentares são manifestações de um sofrimento psíquico. Sintomas que ocultam angústias primitivas decorrentes de experiências emocionais traumáticas vividas nas relações primitivas com a mãe. Vivências que geram vazio existencial, falhas na constituição narcísica identitária que geram dor psíquica, expressa no corpo e no funcionamento operatório. O objetivo de um trabalho psicanalítico é de ajudar a ressignificar, na relação transferencial/ contratransferencial as experiências emocionais dolorosas, numa tentativa de mentalização e vitalização.
Bibliografia
Costa, G. e colaboradores, ( 2015) O Corpo Inerte in A clínica psicanalítica das psicopatologias contemporâneas, 2* Edição ampliada. Ed. artmed
Miranda, M. R., ( 2004) O mundo objetal anoréxico e a violência bulímica em meninas adolescentes. Rev. Bras. Psicanal., vol. 38(2): 309-334
No módulo distúrbios de aprendizagem, através de um olhar psicanalítico, vamos estudar como o desenvolvimento emocional e a constituição do psiquismo primitivo, ajudam-nos a compreender algumas dificuldades de aprendizagem apresentadas por muitas crianças.
Vamos conversar sobre a criação e o desenvolvimento de uma mente capaz de simbolizar e pensar, algo que só acontece na relação com outro ser humano e como as falhas na constituição deste continente psíquico, podem resultar em sintomas dos mais diversos, inclusive, nessas dificuldades apresentadas na infância, denominadas por alguns profissionais por “distúrbios de aprendizagem”.
Estudaremos autores como: Freud, Bion, Anne Alvarez, Winnicott, Frances Tustin, Esther Bick, entre outros.
Em caso de dúvida, entre em Contato