Marly Terra Verdi Palavra da Presidente

...

Eu me sinto feliz e honrada com a tarefa de presidir este Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região, ou GEP Rio Preto e Região, como preferimos chamar.

Minha tarefa principal, creio, será criar as condições de iniciar o percurso de trazer a São José do Rio Preto e Região toda a riqueza psicanalítica que vem sendo construída desde o final de 1800, quando Freud começou a pensar e escrever sobre a Psicanálise.

A nossa disciplina, que continua se atualizando e se construindo permanentemente, trata da mente humana. Tentamos pensar toda a novidade, diversidade e crescimento, a partir de uma evolução constante e contínua dos processos mentais. O homem cria com sua mente tanto o mundo exterior como seu mundo interior.

Foi nosso sonho, sonhado em conjunto neste grupo, que nos levou à possibilidade de criarmos e cuidarmos de nosso GEP Rio Preto e Região. Já dizia o poeta: ¨Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto, é realidade¨. Temos sonhos e trabalhamos seriamente para torná-los realidade, para nós e para todos de nosso Interior Paulista. Para isso, propomos juntar neste nosso grupo de trabalho todos os esforços na construção de um lindo sonho de divulgar o conhecimento e a prática psicanalítica. E convidamos todos vocês a realizarem isto conosco.

Vejam nossos eventos, notícias e propostas, colocadas aqui no site. Teremos eventos psicanalíticos importantes, filmes com discussão psicanalítica, grupos diversos de conversas e estudos. Teremos muitos espaços de reflexão e continuaremos a produzir e escrever sobre a psicanálise em Congressos e em outras Sociedades Psicanalíticas. Que possamos ser criativos, científicos e éticos nesta nossa tarefa.

Agora em 2020 chegamos à realização de uma de nossas maiores metas: a abertura de nosso Instituto, nos moldes propostos pela International Psychoanalytical Association (IPA) de formação psicanalítica. Iniciamos neste ano a seleção de nossa primeira turma. Futuros psicanalistas serão a partir de agora formados aqui, em São José do Rio Preto, por nosso GEP. Sejam benvindos ao nosso Instituto todos aqueles que tenham em si o sonho de estudar e se desenvolver nesta grande tarefa de vir a ser um psicanalista.

Acompanhem neste site todas as informações sobre nossa proposta deste Instituto e desta formação, baseada no tripé: teoria, análise pessoal e supervisão, com a qualidade que a psicanálise sempre cuidou de ter e desenvolver. Vocês estão convidados a nos conhecer mais de perto e participar desta importante construção.

www.ipa.world