Curso / Online
Considerando a constante evolução científica e as incessantes descobertas na Clínica Psicanalítica, para o próximo semestre, trabalharemos com as principais ideias de quatro psicanalistas renomados, que transmitem um expressivo legado às descobertas da vida emocional e desenvolvimento psíquico: Donald Winnicott, Antonino Ferro, Sándor Ferenczi e Thomas Ogden.
O Objetivo é o estudo reflexivo dos fundamentos técnicos e teóricos de cada autor.
Os coordenadores são psicanalistas, membros de Sociedades Brasileiras de Psicanálise, filiadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA). O curso consiste em 4 módulos com 8 aulas, sendo cada aula de 1:30h, pela plataforma Zoom. Será fornecido certificado.
Inscrições encerradas
Donald W. Winnicott
Donald Woods Winnicott (1896-1971), pediatra e psicanalista, pertencia à Sociedade Britânica de psicanálise.
Seguidor de Freud e Melanie Klein, ofereceu e ampliou contribuições conceituais de grande importância à psicanálise. Revolucionou os paradigmas vigentes e expandiu a própria concepção do trabalho analítico.
Ao propor a noção de transicionalidade, a questão do paradoxo, da elaboração imaginativa da experiência corporal e a ideia de que a criatividade é indissociada do SER, ofereceu importantes aberturas para se pensar a clínica psicanalítica contemporânea.
Sempre trabalhando com bebês, Winnicott trouxe uma peculiar compreensão do desenvolvimento humano.
A importância e o encanto de sua obra residem na criatividade com que o autor apresenta suas teses, visando fornecer os elementos indispensáveis à compreensão e ao sentir-se real.
Estudaremos seus fundamentos teóricos e clínicos – os quais contribuíram decisivamente para tornar a psicanálise mais espontânea, lúdica e criativa.
Antonino Ferro
Antonino Ferro é um nome de projeção internacional no universo psicanalítico e um parceiro da psicanálise brasileira. Ferro elabora um conceito original das transformações que ocorrem na sala de análise e considera o campo analítico como um cenário onde as histórias são possíveis de serem narradas.
Sándor Ferenczi
Entre os psicanalistas, Sándor Ferenczi foi o interlocutor mais próximo de Freud e o mais produtivo da primeira geração de analistas. Contudo, por motivos a serem abordados no curso, sua obra ficou esquecida durante décadas. Nos últimos anos tem havido forte movimento de recuperação de suas ideias e temos encontrado nele as bases do que se chama de psicanálise contemporânea. O curso visa recuperar sua história e principais ideias, demonstrando a atualidade de sua produção. Osvaldo Barison tem dado seminários no Instituto da SBPSP sobre ele, publicado artigos e apresentado palestras em congressos nacionais e internacionais em torno da obra de Ferenczi.
Thomas Ogden
Thomas Ogden, pensador contemporâneo da Psicanálise, tem se ocupado em pesquisar a evolução e ampliar a visão da Teoria Psicanalítica e sua aplicação nas patologias contemporâneas. Este modulo procura abordar a maneira pela qual Ogden trabalha clinicamente, aliando a Teoria e Técnica Psicanalítica.
Em caso de dúvida, entre em Contato