Formação Psicanalítica

É com grande satisfação que anunciamos, através do edital lançado no dia 26 de julho do ano em curso (2021), a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de nosso Instituto de Formação Psicanalítica, a constituir a segunda turma de analistas em formação. O período de inscrição e os critérios de seleção estão apresentados e esclarecidos no referido edital, além das informações contínuas sobre a formação psicanalítica veiculadas pelo site do GEP Rio Preto e Região.

Lembramos aos interessados na formação psicanalítica que nosso Instituto segue as diretrizes teóricas, técnicas e éticas da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Em nosso Instituto privilegiamos a análise didática, uma análise de alta frequência, ou seja, com quatro sessões semanais, que antecede em um ano o início do curso teórico e o acompanha sistematicamente durante os quatro anos de estudo.  Este estudo se dá pelo aprofundamento da teoria e da técnica psicanalíticas, além de seminários clínicos e supervisões. Análise didática, seminários de técnica, clínicos e supervisões são oferecidas por analistas didatas qualificados para tais atividades.

É uma formação que privilegia o fecundo interesse, a curiosidade e a experiência emocional íntima com o mundo psíquico e suas relações com a vida, na qual o conhecimento teórico se desenvolve ressonante à experiência da análise pessoal. Todas as atividades da formação, ou seja, análise, supervisões e seminários, têm por princípio a dedicação ao desenvolvimento pessoal, científico-afetivo do analista em formação, visando a proposta ética do autoconhecimento amplo e profundo como condição para colocar-se na função clínica de cuidado ao outro. 

Atenta aos princípios fundamentais da psicanálise, essa formação também oferece o inovador, o atual, do complexo pensamento psicanalítico relativo às manifestações clínicas que se transformam com a sociedade, assim, nosso compromisso com a formação se realiza através de vários vértices psicanalíticos e na interlocução da clínica com o social e a cultura. 

Esta qualidade de formação ainda oferece espaço para participação do analista em formação na instituição psicanalítica, onde ele terá a oportunidade de exercitar o mais amplo convívio científico com colegas e dar continuidade ao seu desenvolvimento, alcançando as futuras qualificações. Assumimos também o compromisso de oferecer aos nossos analistas em formação o intercâmbio com colegas e coordenadores de Institutos de outras Sociedades Psicanalíticas Brasileiras (FEBRAPSI), através de seminários teóricos disponibilizados para esta troca de conhecimento. 

Compreendemos que uma formação psicanalítica, pela complexidade de seu objeto de estudo - a mente e sua relação com a vida e o mundo em transformação - é sempre inacabada e nos pede um envolvimento permanente com as questões psíquicas, entretanto, o tempo definido como o da formação psicanalítica tem a duração média de cinco anos, no qual o Instituto oferecerá as condições necessárias a este desenvolvimento.

Esperamos que ao se inscreverem neste processo seletivo, os interessados nesta formação psicanalítica, alcancem bons e favoráveis resultados nesta seleção. 

Atenciosamente,

Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini
Diretora do Instituto GEP Rio Preto e Região - gestão 2020-2021

www.ipa.world


www.ipa.world

...

A formação psicanalítica, de acordo com os padrões da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e com os critérios do Instituto de Psicanálise do GEP Rio Preto e Região, inicia-se com a seleção de postulantes à formação de psicanálise.

Terminada a fase de seleção e o pretendente escolhido nesse processo, o postulante passa a ser denominado Candidato à formação no Instituto de Psicanálise do GEP Rio Preto e Região e dá-se início a formação.

A formação compreende aspectos subjetivos e objetivos, em que o Candidato é acompanhado e avaliado nos seguintes aspectos:

Subjetivos:

Desde o interesse do Candidato pelas áreas do conhecimento objetivo da formação até e, sobretudo, a disposição e curiosidade pela sua própria vida mental.

O conjunto composto por análise pessoal, supervisões e seminários teóricos e clínicos oferece ao membro em formação terreno propício para o amadurecimento de aspectos mais primitivos de sua personalidade. A constante e frequente imersão em seu psiquismo, acompanhado por profissionais que passaram por longos anos por esse processo, tem por base instrumentalizar o candidato a desenvolver uma ampla capacidade para lidar com o universo do seu próprio mundo mental, consequentemente auferindo-lhe uma dimensão ética para lidar com a vida mental de seus pacientes e para o desenvolvimento das relações sociais em que vivemos.

Aspectos Objetivos:

A formação no Instituto de Psicanálise é composta por:

1. Análise Pessoal:

Acompanhado por um analista com funções didáticas, membro do GEP Rio Preto e Região, com frequência de no mínimo 5 (cinco) anos e composta por não menos que 4 (quatro) sessões semanais.

Em seu primeiro ano, o analista em formação, terá o compromisso com sua análise pessoal. No fim desse primeiro ano, fará novas entrevistas, para dar sequência em sua formação e iniciar os seminários teóricos.

2. Seminários Teóricos:

Os seminários teóricos são aulas semanais com duração de 4 (quatro) anos, com frequência semanal, por meio do qual o Candidato fará contato com autores clássicos e contemporâneos, incluindo seminários sobre técnica.

Os seminários teóricos visam desenvolver em seus membros uma visão ampla de autores fundamentais para a compreensão do pensamento psicanalítico, assim como relacionar e diferenciar a episteme de cada um desses autores.

Todos os seminários teóricos são coordenados por membros efetivos do GEP Rio Preto e Região, apenas os seminários sobre técnica serão coordenados por membros efetivos com funções didáticas.

3. Seminários Clínicos:

Uma vez concluídos os seminários sobre técnica psicanalítica, o candidato está liberado para iniciar sua participação nos seminários clínicos, que são experiências vivas da clínica e com encontros semanais. Esses seminários têm a função de estimular a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento psicanalítico criativo, reflexivo e crítico.

Com alguma frequência, ocorrerão seminários clínicos com analistas de outras sociedades de psicanálise.

4. Supervisões Clínicas:

Nesse mesmo período iniciam-se as supervisões clínicas, nas quais o candidato em formação terá a oportunidade para desenvolver a observação e o pensamento clínico psicanalítico. Estas, também realizadas com analistas didatas membros do GEP, que não sejam seus próprios analistas.

Duas supervisões fazem parte da formação:

O Candidato deverá apresentar dois casos de pacientes com frequência de 4 (quatro) sessões semanais, cada uma.

Cada supervisão com duração de (80) oitenta horas, com frequência semanal, totalizando dois anos por supervisão.

Finalizada a primeira supervisão, o Candidato deverá apresentar por meio de um trabalho escrito sua experiência supervisionada, relacionando-a com as teorias psicanalíticas. Essa é a fase na qual o formando terá a oportunidade para o desenvolvimento da narrativa psicanalítica. Integrando a experiência clínica com o conhecimento teórico.

Esse relatório é avaliado por uma banca que, uma vez aprovando o relatório, autoriza o ingresso na segunda supervisão que seguirá as mesmas regras que a primeira supervisão. Após o parecer da banca, o Candidato está autorizado a apresentar seu relatório aos seus colegas em formação.

5. Passagem para Membro Associado do GEP - Rio Preto e Região.

Aprovado nas duas supervisões e na avaliação geral de seu aproveitamento pela comissão de ensino, o Candidato ingressará como Membro Associado do GEP Rio Preto e Região, onde terá oportunidade de continuar seu desenvolvimento pessoal e científico.

Como Membro do GEP, o Membro Associado passa a participar das comissões e atribuições institucionais, além de continuar seu desenvolvimento como psicanalista por meio de reuniões científicas, apresentações de trabalhos e representando o GEP em Congressos Nacionais e Internacionais.

Tornar-se um Psicanalista, Membro Associado ao GEP, em conformidade com os padrões estabelecidos pela Associação Psicanalítica Internacional, não é apenas uma formação teórico - clínica que capacita seus analistas ao bom exercício de suas funções. Nossa formação é fortemente atrelada à experiência pessoal, transformadora, pelo aprofundamento de sua análise pessoal (análise didática) que lhe possibilitará realizar todo aquele conhecimento teórico-clínico oferecido nas outras instâncias (seminários) da formação. Portanto, uma formação que integra o ser e o conhecer em compromisso ético com a vida psíquica e de relação com o outro. É compromisso e preservação com o pensar e com a verdade.

www.ipa.world

Edital de seleção para Formação em Psicanálise do

Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

O Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região, CNPJ 32.112.261/0001-90, entidade filiada à Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e federada à Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), vem comunicar aos interessados que as inscrições para o exame de seleção para ocuparem vagas à formação de psicanalistas, pelo seu Instituto de Psicanálise, estarão abertas do dia 02 de agosto/2021 ao dia 31 de agosto/2021.

A inscrição é facultada a médicos e psicólogos graduados há pelo menos 04 (quatro) anos e será realizada neste site.

Os documentos exigidos para a inscrição são os seguintes:

1. Curriculum Vitae atualizado, em formato pdf;
2. Autobiografia do candidato, especificando os motivos que o levaram a optar pela formação psicanalítica, em formato pdf;
3. Cópia autenticada do registro no Conselho Regional Profissional, em formato pdf;
4. Fotografia “3x4” recente;
5. Ficha de inscrição assinada (anexada nessa página).
6. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

Todos os documentos deverão ser preenchidos e enviados ao Instituto de Psicanálise (gepriopreto.instituto@gmail.com) do GEP Rio Preto e Região, dentro do período de 02/08/2021 a 31/08/2021.

O exame de seleção será dividido em duas fases:

A primeira consistirá na seleção dos inscritos por intermédio da análise dos Curriculum Vitae e autobiografias. O resultado desta primeira fase será divulgado em 30/09/2021.

Os selecionados passarão à segunda fase, que consistirá em entrevistas pessoais feita por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) membros do GEP São José do Rio Preto e Região, as quais deverão ser realizadas no período de 11/10/2021 a 08/11/2021. Os resultados serão divulgados em 30/11/2021.

Os selecionados deverão manifestar interesse na ocupação da vaga, para o e-mail do Instituto (gepriopreto.instituto@gmail.com), no período de 30/11/2021 a 10/12/2021.

Nenhuma fase do processo de seleção caberá recurso.

Taxas de Inscrição:

Primeira fase: R$ 600,00 (Seiscentos reais).

Segunda fase (somente para os selecionados na primeira fase): R$ 900,00 (Novecentos reais).

Os pagamentos das taxas poderão ser efetuados através de:
- PIX CNPJ: 32.112.261/0001-90;
- Transferência bancária: Banco Bradesco, agência 23, conta corrente 4393-2, CNPJ: 32.112.261/0001-90;
- Depósito em conta corrente, em nome de Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região - Banco Bradesco, agência 23, conta corrente 4393-2.

Marly Terra Verdi

Presidente do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

O resultado desta primeira fase será divulgado em 18/12/2020.