Textos

A ÉTICA, A MORAL E O PENSAMENTO: Ser ético é poder pensar a ética

Postagem:

...
Por GLÁUCIA MARIA FERREIRA FURTADO
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Membro do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

A ÉTICA, A MORAL E O PENSAMENTO: Ser ético é poder pensar a ética

 

A moral diz o que a sociedade deve fazer. A ética é um exercício individual, são leis ditadas pela consciência. O bem e o mal comportam incertezas e contradições internas.

A ética da psicanálise é uma ética da investigação, segundo a qual a dúvida sempre deve poder abrir uma brecha na fortaleza das certezas imaginárias com as quais o narcisismo do eu se defende. A banalidade do mal nasce do vazio do pensamento, das condições nas quais os homens se veem dispensados de pensar.

Freud em "Análise terminável e interminável "(1937/1974) diz que o trabalho analítico está fundado sobre o amor e o reconhecimento da verdade. O amor à verdade precisa estar associado à consideração pelo outro.

Na solidão dos consultórios só contamos conosco mesmos e com nossa constelação de objetos internos para nos avaliar e conduzir. O compromisso com o método psicanalítico, com a busca da verdade, torna-se, um imperativo ético, não apenas para entender o material do paciente, mas para pensar sobre os vários fenômenos que influenciam nossos códigos de conduta. Uma atitude ética precisa ser um imperativo interno, sentido como aceito pelo indivíduo.

 

Textos semelhantes por tag

Compartilhe com seus amigos e família

Textos Recentes