Textos

Uma breve reflexão em tempos de clausura

Postagem:

...
Por ELIANA CORRÊA IMBERNOM
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Membro do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região

Estamos convivendo com o imponderável, o imprevisível, com a ameaça à nossa sobrevivência e com a absoluta falta de noção de uma catástrofe de dimensões mundiais!


Ficamos ávidos em busca de informações para nos guiar em relação às condutas preventivas, de cuidados e de perspectivas futuras.


Esse árduo e inusitado momento que estamos atravessando tem despertado angústias primitivas, atingindo cada um de diferentes maneiras. Não dá para negar que todos estamos sofrendo e padecendo de um desamparo absoluto.


A cada dia somos confrontados com mudanças na nossa rotina, seja de trabalho, doméstica ou social. Para cada impedimento que esbarramos, abre-se uma vala de desconforto que nos leva a ter que descobrir um novo jeito de estar no mundo.


Lembro aqui de um conceito de Wilfred Bion, que é a "capacidade negativa", ou seja, a capacidade de suportar o desconhecido dentro de nós e tolerar os sentimentos negativos.


Estarmos sem referências, sem rumos. Virados de cabeça para baixo, carentes de respostas imediatas e, ainda assim, desafiados a manter a capacidade de pensar. É uma espécie de viga de sustentação para tempos tão difíceis! Encontrar alternativas criativas depende muito dessa condição, deixando fluir a intuição e, assim, dar significado aos afetos.


Não tem sido nada fácil!


Textos semelhantes por tag

Compartilhe com seus amigos e família

Textos Recentes